Dengue

AUTORA
Professora Elaine Milek, 5º ano B

Foi trabalhado com os alunos do 5° ano B da Escola M. Dr Linneu Madureira Novaes sobre a importância da prevenção à dengue, tema bastante necessário devido a incidência de casos no Brasil. Em nosso município, nas proximidades da escola foi feito pela vigilância sanitária vistoria nas casas e dedetização, o que fez com que me preocupasse com a realidade que nos cerca e como forma de conscientização e alerta para toda a comunidade escolar.

Nesse processo de Ensino Híbrido, utilizei a metodologia da sala de aula invertida, onde solicitei aos alunos que pesquisassem sobre a dengue e trouxessem o material para a sala de aula.

Em sala iniciei uma conversa com os alunos sobre o que eles encontraram de material sobre o assunto. Após assistimos um vídeo sobre a reprodução do mosquito.

Textos informativos também foram utilizados para ampliar os conhecimentos, trabalhando assim a leitura e a compreensão textual. Ao fim da leitura cada aluno elaborou duas sentenças para serem utilizadas na atividade de verdadeiro ou falso sobre o texto. As sentenças não repetidas e melhor elaboradas foram copiadas e respondidas por todos no caderno.

Para finalizar a aula e verificar se haviam compreendido o que tinham estudado, cada aluno criou um folheto com ilustrações e explicações do que fazer para evitar a dengue.

De posse de cópias dos folhetos por eles confeccionados, os alunos foram em grupos pequenos às outras salas de quartos e quintos anos para entregar o folheto aos alunos dessas turmas expondo oralmente como devemos agir para prevenir o contágio da dengue.

Essas atividades enriqueceram ainda mais os conhecimentos dos alunos de nossa escola.









Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SELFIE

FAZENDO E VIVENDO A ARTE